Redes sociais

domingo, 8 de fevereiro de 2009

POETAS

Biografia e histórico de alguns integrantes da União dos Cordelistas de Pernambuco


JOSÉ HONÓRIO – Idealizador e um dos principais articuladores da Unicordel, José Honório é cordelista desde 1984. Destaca-se pelo pioneirismo da utilização dos recursos da informática a serviço da poesia popular. Conhecido como cordelista cibernético, o poeta ver a internet como uma importante ferramenta de construção e divulgação de suas poesias. Já publicou cerca de 50 títulos e além de declamador, participa e realiza várias palestras sobre poesia popular, tendo o mesmo feito uma turnê pela Suíça em 2005, em ocasião da feira La Fureur de Lire, em Genebra. Também apresentou trabalhos em Zurique, Bern, Lausanne, Losone, Locarno, Yverdon e Basel organizado pelo Centro Cultural da Língua Portuguesa e Brasileira.

ALTAIR LEAL FERREIRA – Natural de Limoeiro, Pernambuco, Altair leal, é um dos coordenadores da Unicordel. Poeta-declamador, cordelista e facilitador de oficinas de literatura de cordel, ele também é integra a Academia de Letras e Artes de Paulista e o grupo Invenção da Poesia do Recife. Seus cordéis caracteriza-se por temáticas irreverentes e de alerta a população como o Cordel de Combate a Dengue , Falas do Povo, Cordel da Água - Preservar Pra Não Faltar, Cordel do Leite Materno, entre vários outros.

FELIPE JÚNIOR – Natural da Paraíba, e criado em São José do Egito, Pernambuco. Defende o cordel como um importante instrumento pedagógico. Poeta-declamador é autor de diversos folhetos de cordel e do livro RELICÁRIO, que reúne poemas construídos dentro da estética da poesia popular. Já lançou cerca de 30 cordéis e os CD's Cordas e Cordéis do Recife e Na Boléia da Rima e do Riso.

MECA MORENO – Nascido na cidade de Palmares, Pernambuco, é um dos ativos colaboradores da Unicordel. Poeta e estudioso da poesia popular, constantemente é chamado para palestras e oficinas de cordel e outras vertentes da poesia nordestina. É autor do livro Giramundo – O Expectador do Fim & Gêneros da poesia Popular.

PAULO MOURA – Pesquisador do cangaço e cordelista, procura unir em seus versos as duas paixões. Em seus poemas são comuns as referências ao universo do banditismo rural nordestino ligado a figura de Lampião. Seu interesse no cangaço levou o poeta a escrever um livro em versos sobre o assunto que será lançado em breve.

ALLAN SALES – Na Unicordel atua no acompanhamento musical dos recitais e realiza oficinas de cordel. Cantor, músico, compositor e poeta, começou como cordelista em 1997 e já tem publicado cerca de 300 folhetos. Seu é destaque em concursos e circuitos musicais em todo o Estado.

SUSANA MORAIS – Jovem cordelista integra a ala feminina da Unicordel. Iniciou como cordelista em 2006 e já conta com cerca de 10 folhetos publicados, dentre eles: Sombras do Cangaço, Consciência Negra, Festejos Juninos, entre outros.

MAURO MACHADO – Cordelista nascido em Brasília e radicado no Recife. Tem inúmeros cordéis publicados: O Matuto no Shopping, O Pife Encantado, O Exemplo do Ladrão de Galinhas que Botou um Ovo e O Encontro do Capitão Nascimento com Lampião no Inferno.

CÍCERO LINS – Natural de Olinda, o poeta Cícero Lins têm publicado cerca de 80 folhetos de cordel. Seu universo é explorar temáticas irreverentes como A Rola Misteriosa, O Pijama Suspeito entre outros.

MICHAEL JOHN - Natural de São José do Egito-PE, atualmente mora em Recife-PE. Atua como técnico em Mecânica pelo CEFET/PE. Na sua poesia, o poeta canta a dor de um filho que deixa a sua terra natal Quem escuta o poeta declamar, sabe o que é sentir saudades do sertão.

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.