Redes sociais

sábado, 20 de fevereiro de 2010

FILME "A VOZ DO CAMPO" ESTREIA NA LIVRARIA CULTURA

História das lutas agrárias em Pernambuco é destaque no documentário de Daniella Almeida

No próximo dia 8 de março, a partir das 19 horas, o auditório da livraria cultura será sede do mais novo lançamento do cinema documental pernambucano. Trata-se do filme A Voz do Campo, Euclides Nascimento e o Sindicalismo Rural de Pernambuco, dirigido pela jornalista e poetisa pernambucana, Daniella Almeida e finalizado pela produtora Cult Zone Filmes de São Paulo.

O evento contará ainda, com um debate sobre a importância dos líderes agrários dentro dos movimentos sindicais, temática também abordada no filme. Compondo a mesa, participarão a doutora, professora em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e autora do livro Construindo o Sindicalismo Rural, Maria do Socorro de Abreu, a líder sindical das trabalhadoras rurais da América latina e Caribe, Vanete Almeida e Euclides Nascimento, protagonista do documentário. Também participarão da conversa, o doutor em Comunicação da (UFPE), Luiz Momesso e a jornalista e crítica de cinema Silvana Marpoara.

A Voz do Campo, narra o surgimento do movimento sindical rural pernambucano iniciado na década de 60, através da história de vida de Euclides Nascimento, líder fundador dos primeiros sindicatos rurais desse Estado. O vídeo aborda questões sobre ditadura, conquistas da classe camponesa e lideranças rurais. No documentário, Euclides, na linguagem “campona”, como ele mesmo define, destaca que, “apenas samiando a semente da história do movimento, é que o espírito de luta daquela época pode ser despertado e resgatado nos atuais jovens camponeses”. “Este filme é uma lição de vida para todos nós”, revela Daniella Almeida, diretora de A Voz do Campo.

Lançado nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e pré-lançado no Rio de Janeiro, A Voz do Campo chega a sua terra natal para levar aos pernambucanos o registro histórico da luta agrária vivenciada em tempos difíceis não apenas em Pernambuco, mas, todo território brasileiro. Ele também está inscrito na edição deste ano do Cine Pe na categoria Curta Digital.

O filme tem na produção, a jornalista Jéssica Lima, direção de arte de Ana Rosa Passos, locução de Joffre Melo e a trilha sonora é dos músicos pernambucanos Adiel Luna e Rafa da Rabeca. O vídeo teve o apoio do Projeto Dom Helder Câmara, Museu Nacional do Rio de Janeiro, Faculdade Maurício de Nassau, Núcleo de Documentação dos Movimentos Sociais da UFPE, Estúdio Art PE e o Cineclube Lunetim Mágico.

Serviço: Estréia do filme A Voz do Campo e debate “A importância dos líderes agrários dentro do movimento sindical rural”
Quando? Segunda-feira, 8 de março, às 19h
Onde? Auditório da livraria Cultura-Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, 271, Recife)
Outras informações: 81 2102-4033 / http://voz.cultzone.com.br/



0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.