Redes sociais

quinta-feira, 27 de maio de 2010

27 DE MAIO - TABIRA/PE COMEMORA 61 ANOS



Hoje, 27 de maio de 2010, Tabira comemora seu aniversário de 61 anos. Situada a uma altitude de 588 metros, no Sertão do Pajéu, nordeste do Brasil. A cidade ocupa hoje uma área de 380 km2.

No ano de 1865, era uma fazenda de propriedade de João Fernandes de Lima, conhecido por ‘João Branco’.

João Branco, Gonçalo Gomes dos Santos e outros benfeitores locais tiveram a iniciativa de formar ali uma pequena feira para seus habitantes, que, por sua iniciativa própria, pensou em formar uma pequena feira para seus habitantes, surgindo a povoação do lugar denominado Madeira, que logo, passou a se chamar Toco do Gonçalo, em virtude de haver no meio da feira um toco, onde os feirantes cortavam as peças de carne para a venda pública.

Esse mesmo senhor (João Fernandes de Lima) doou ao patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios partes de suas propriedades, justamente a que forma o perímetro urbano da atual cidade de Tabira.




A denominação de Tabira, foi dada pelo decreto-lei estadual n. º 92 de 31 de março de 1938.

Tabira foi desmembrada do município de Afogados de Ingazeira em 31 de dezembro de 1948. Porém só foi constituído município autônomo pela lei n.° 508, de 27 de maio de 1949, data em que se comemora a sua emancipação política e que coincide com a instalação da primeira Constituição Municipal de Tabira.


Por BLOG TABIRA HOJE

4 Comentários:

  1. jose marcio de andrade ferreira natura de são jose do egitó pernambuco hoje resido em são paulo gostaria de ta morando em tabira gosto demais des lugar bjs paratodos tabirense
    obrigado e um grande abraço para tadel o meu primo veriador um grande abraço vc é 10 primo 01197112516 sr zemarcio a ferreira

    ResponderExcluir
  2. sou do recife mas adoro o sertão já morei em ouricuri
    adalberto junior 81 96623810

    ResponderExcluir
  3. eu adoro esse lugar passei um ano em tabira e me apaixonei pela essa cidade maravilho.

    ResponderExcluir
  4. Me considero filho de afogados da ingazeira e há mais de 30 anos que frequento a bela ingazeira, mas confesso que em 2011 visitei Tabira e fiquei impressionado com o desenvolvimento da cidade seu comercio e fábrica de pipoca. Gostei ainda masi em saber que o prefeito é um poeta !! que bom !!
    joao jr

    ResponderExcluir

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.