Redes sociais

sexta-feira, 28 de maio de 2010

FILOSOFANDO com Wilton Lins Júnior

Como posso ser justo e bom, em uma sociedade injusta e má?


Por Wilton Lins Júnior


Essencialmente é impossível Eu ser justo, há algo em mim que impede de fazer o que se deve ser feito, e quando faço o que se deve ser feito, o faço por forças externas a mim, temendo a aparente repressão sistêmica, ou seja, feita pelo Estado.

Para sedimentar esses argumentos olhemos a história percorrida pela humanidade, sempre existiu idéias maravilhosas altamente éticas, mas sempre a injustiça permaneceu, tudo que Eu toco ou faço não consigo extrair o Maximo nem da coisa nem de mim, o homem está constantemente se desenvolvendo culturalmente criando vários tipos de instituições, como por exemplo o Estado, a Lei etc, pensando que o mesmo está chegando a níveis humano jamais visto, a realidade essas transformações são aparentes não é ontológica ou essencial.

O sistema o qual Eu estou inserido me impede também de ser justo, suas patologias me impelem a ser corrupto, por mais que exista uma razão prática altamente elaborada pelo filosofo iluminista Kant Eu nunca fui capaz totalmente de cumprir o que se deve ser feito, ou seja, justiça meus impulsos egologicos levados as ultimas conseqüências me alienam, esta realidade essencial e sistêmica me vence na pratica, como posso ser justo e bom se essencialmente minha natureza é má e a sociedade reflete esta dimensão metafísica.

Sendo assim; não devemos cair num abismo sem fim, existe uma única alternativa e a mesma nos remete a recorremos ao absoluto, uma transformação não mais aparente e sim substancialmente, quando isso ocorrer poderei ser justo e bom, porque a sociedade não mais será má e injusta, logo seremos o reflexo de nossa natureza justa ou justificada.

2 Comentários:

  1. Felipe, repasse os meus parabéns para o autor desse texto. Muito coerente! Concordo plenamente. Este espaço está cada vez melhor.

    André Gonçalves. Carpina-PE

    ResponderExcluir
  2. BOm demais!!! Poeta.... Filosofo!! hehe...

    ResponderExcluir

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.