Redes sociais

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cida Pedrosa na PCR instala Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas

Geraldo Julio: “A criação do comitê ratifica a importância desse tema para a gestão”. 
(Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife está mobilizada para combater o efeito estufa na cidade. Para tal, o Executivo Municipal instalou, nesta terça-feira (3), o Comitê de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, que será formado por seis secretarias com a missão de estabelecer metas para o enfrentamento ao aquecimento global. O prefeito Geraldo Julio assinou decreto criando o comitê na manhã de hoje, durante a abertura Seminário Nacional Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono e Cidades Brasileiras Sustentáveis, no Centro de Artesanato de Pernambuco.

O comitê será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife e composto pelas pastas de Planejamento e Gestão; Desenvolvimento e Planejamento Urbano; Mobilidade e Controle Urbano; Infraestrutura e Serviços Urbanos; Saneamento e Habitação. O trabalho do grupo será inserir a capital pernambucana no centro do debate sobre as mudanças climáticas no País.

“A criação do comitê ratifica a importância desse tema para a gestão. A questão da sustentabilidade tem que ser debatida pelas várias áreas do governo; e esse seminário também simboliza o caminho integrado que temos de seguir. Se não agirmos o País vai se deteriorar”, pontuou Geraldo Julio.

O prefeito do Recife defendeu a inovação tecnológica como o instrumento para transformar a utilização do espaço público, o que tornará os municípios mais sustentáveis. “Temos que ter uma inovação permanente em tudo o que fizermos, porque as cidades cresceram com um elevado índice de adensamento urbano e sem planejamento nenhum”, reiterou Geraldo.

Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa explicou que outros municípios brasileiros também podem constribuir. “Infelizmente, ainda existe a cultura de que esse tema só deve ser enfrentado pelos países e que as cidades seriam apenas coadjuvantes. Mas, na verdade, é nas cidades que as coisas acontecem. Então, é na cidade que a poluição acontece. Por isso, temos o papel de protagonismo nesse enfrentamento”, ressaltou Cida.

SEMINÁRIO – Promovido pela PCR em parceria com o Instituto Iclei, o Seminário Nacional Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono e Cidades Brasileiras Sustentáveis segue até amanhã, também no Centro de Artesanato de Pernambuco. Participam do encontro pesquisadores de vários municípios brasileiros a exemplo de Belo Horizonte (MG), Sorocaba (SP), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

Dentro da programação do Seminário, o secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, se encarregará se conduzir uma exposição sobre o “Desenvolvimento Urbano no Contexto das Mudanças Climáticas: Desafios e Oportunidades para o Recife”.

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.