Redes sociais

sábado, 17 de maio de 2008

TODOS CONTRA A DENGUE

Informações Complementares:

O que é?

A dengue é causada por quatro tipos de vírus (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), dos quais três estão em circulação no Brasil. A enfermidade é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, conhecido por apresentar riscas brancas nas patas e picar no fim da tarde e início da manhã. Na dengue clássica, a virose costuma causar febre, falta de apetite, indisposição, enjôos, manchas vermelhas na pele e dores de cabeça, nas articulações e atrás dos olhos. Na forma hemorrágica, a forma mais grave, além dos sintomas típicos, pode haver sangramento em locais como o nariz e as gengivas.

Como se prevenir?

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Evite em ambientes em construção:

• Caixas de gordura e de fiação: quando não utilizadas ou em construção, devem ser esgotadas e tampadas. Caixas de fiação em uso também devem ser mantidas fechadas;
• Nas escavações, a água deve ser drenada diariamente, com bomba ou outro recurso;
• Equipamentos de trabalho, como carro de mão, baldes e latas, devem ser mantidos secos e abrigados da água;
• Materiais armazenados, a exemplo de telhas, vasos sanitários e caixas d’água, devem ser mantidos secos e abrigados.

Lagos/tanques ornamentais/fontes:

• Devem ser limpos semanalmente, com escovação das paredes;
• Podem ser colonizados com peixes que comem larvas (peixe beta se alimenta de larvas de mosquito e são muito eficientes);
• Aqueles abandonados devem ser recuperados ou transformados em jardim. Poços/cacimbas:Devem ser limpos periodicamente e mantidos vedados.

Poço de elevador:
Devem possuir sistema de esgotamento de águas residuais (bomba de sucção).

Lajes:
Aquelas que possam acumular água devem ser cobertas/telhadas.

Eliminação de Focos:

• Se encontrar larvas (“martelinhos”) em recipiente com pequeno volume de água, derramar na areia, pois as larvas só sobrevivem se houver água disponível. Se possível, descartar o recipiente, colocando em lixeira com tampa antes do recolhimento pelo serviço de limpeza;
• Se for um criadouro com volume grande de água, cobrir com tampa (que não permita brecha para entrada e saída de Aedes aegypti), e contatar a Secretaria de Saúde do Recife através da Ouvidoria Municipal de Saúde (0800.281.1520).
• Após a eliminação das larvas, é necessário eliminar os ovos. Para tanto, deve-se escovar a parede interna do recipiente com água sanitária e sabão. Depois, colocar o resíduo (lodo) em outro recipiente, adicionar água sanitária até encobrir (repetir essa ação 3 a 4 vezes por dia) e deixar por no mínimo 24 horas. Somente depois, este resíduo poderá ser jogado fora, preferencialmente na areia.

Hidratação Oral
Em suspeita de dengue, beba muita água.

Febre, dor de cabeça, fortes dores no corpo e nos olhos. Os sintomas da dengue são semelhantes aos de outras doenças. Por isso, você deve tomar alguns cuidados quando houver suspeita de dengue:
- Beba bastante líquido até a urina ficar transparente como água. Pode ser água, suco, soro caseiro, água-de-coco, sopa, leite ou chá;
- Fique em repouso;
- A partir do primeiro dia da febre, beba muito líquido durante 15 dias.


Unidades de Saúde e Hospitais de Referência: Em suspeita de dengue clássica, a pessoa poderá ser atendida em qualquer unidade de saúde do Município. Em caso de dengue hemorrágica, a pessoa deve ser encaminhada ao Hospital Oswaldo Cruz, em Santo Amaro.

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.