Redes sociais

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

HOMENAGEM AOS PAIS COM O POETA PEDRO FERNANDES

DIA DOS PAIS

Pedro Fernandes de Araújo


Pai saía pra roça bem cedinho
Eu só ia mais tarde, com preguiça
arrancando os pés de hortaliça
dos pomares da beira do caminho
no percurso espantava passarinho
que na sombra da cerca descansava
quando a pedra zunia ele voava
eu olhava pra ver qual direção
outra pedra com jeito e atenção
a minha baladeira eu carregava.

E assim eu seguia pela estrada
Não fechava colchete nem cancela
Calça curta, sem camisa, de chinela
Quando via que a hora era avançada
Aumentava a freqüência da passada
Que a marmita no saco balançava
E o caldo do feijão se derramava
A água da cabaça já bem quente
Eu criava uma estória comovente
Pai dava entender que acreditava.

Retornando no horário vespertino
Só chegava em casa com o sol posto
A expressão serena do seu rosto
contava a minha mãe meu desatino
Não castigue nem bata no menino
O Diálogo consolida a confiança
Pai num gesto sublime de bonança
Segurava entre as mãos minha cabeça
Eu também já fiz isso, não esqueça
Peraltice é normal quando criança.

Pai me deu seu voto de minerva
Toda vez que eu errei de atitude
Me dizia é bom que você mude
Um homem responsável se preserva
Onde chega com respeito se conserva
Saiba entrar e sair com altivez
Seja homem responsável, mas cortês
Nunca minta, não roube, nem se humilhe
Espero que um dia você brilhe
Com propósito, talento e honradez.

Como pai eu não sou nem a metade
Do que foi o meu pai na paciência
Quando um filho me vem com insistência
Dizer não, castigar me dar vontade
Desisto quando inverto minha idade
E Começo meu passado resgatar
A voz suave de papai a me falar
Fecho os olhos, conselhos vou ouvindo
Abro os olhos me pego repetindo
Que vontade papai, de lhe abraçar.

Na viagem do tempo ao infinito
Embarquei assistindo aquele exemplo
Eu morei numa casa que era um templo
Sem imagem nem púlpito de granito
O que eu vi foi um gesto tão bonito
De amor, tolerância e harmonia
A página do diálogo se abria
se conflito o equilíbrio ameaçasse
quem tiver seu pai vivo lhe abrace
dia dos pais não é hoje, é todo dia.

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.