Redes sociais

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

FLIPORTO 2008 A TODO VAPOR


Seguindo a característica de internacionalização adotada na edição passada, a Feira Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto) prepara o balneário para homenagear, de 6 a 9 de novembro, o continente africano que, ao lado da América Central, é tema deste quarto ano do evento. "Trilhas da Diáspora. Literatura em África e América Latina" propõe uma reflexão sobre aqueles países e a nossa praia, que foi assim batizada "justamente por se tratar de um antigo porto de tráfico de escravos" e é parte do Estado "que conta com nomes de peso que se entrelaçam com a história dos irmãos africanos em solo brasileiro", como anuncia o material de divulgação.


Solano Trindade, Machado de Assis, Castro Alves, Jorge Amado e Josué de Castro, todos que, de alguma forma, usaram a temática africana em suas obras, serão lembrados durante a mostra com palestras, lançamento de livros, filmes e saraus. As atividades acontecem em três salas, uma mais que em 2007, do hotel Armação. Destaques entre os mais de 40 nomes nacionais e internacionais convidados a participar do festival são os angolanos José Eduardo Agualusa e Artur Pestana, o Pepeleta, vencedor do Prêmio Camões.
Paralelo ao "spa das letras", acontece o 2º Circuito Gastronômico Fliporto, com pratos tradicionais de países da América Latina e África oferecidos em 15 restaurantes locais; a 1ª Mostra de Artes Plásticas, com o trabalho de 15 artistas de Ipojuca em cartaz; e o 1º Roteiro Eco-Turístico. Para as crianças, estão programados concurso de contos e recreação nas ruas dentro da Fliportinho.


CELULAR - Até esta quarta-feira (15), brasileiros ou estrangeiros naturalizados podem se inscrever no I Prêmio Nacional Literatura no Celular. Textos de qualquer estilo (como poemas ou mini-contos) com, no máximo, 160 caracteres podem ser enviados. Recursos de criação literária, originalidade e criatividade serão critérios avaliados por uma comissão composta por três membros especializados em literatura, além da votação do júri popular. Os dez melhores textos serão anunciados dia 26 de outubro, e a premiação - que distribuirá R$ 6 mil - acontecerá na abertura da Fliporto. Outras informações sobre o concurso, através do site http://www.fliporto.net/.

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.