Redes sociais

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

RELÍQUIAS DE DOM BOSCO ESTÃO NO RECIFE/PE PARA VISITAÇÃO



Para os cristãos que desejam ver, tocar e sentir de perto, hoje é um dia especial. O Santuário Salesiano do Sagrado Coração, no bairro da Boa Vista, recebe, pela primeira vez em sua história, a urna com as relíquias do italiano Dom Bosco, o santo "mestre e pai da juventude".


A urna, em alumínio, bronze e cristal, traz uma estátua do padre em tamanho natural e acomoda dentro dessa imagem numa caixinha de zinco, a mão direita de Dom Bosco e um dos ossos do braço. Quem quiser conferir, a programação no colégio vai das 5h30 às 13h. Depois, a urna segue para a Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, no Bongi, onde ficará até amanhã de manhã, quando será levada para Gravatá.


O rosto da imagem exibida foi esculpido em cera a partir de uma máscara mortuária. A estátua é uma réplica da que se encontra na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália, onde estão guardados os restos mortais de Dom Bosco. A urna que chegou ao Recife está em peregrinação no país desde o ano passado.


Em julho de 2009, ela foi levada para o extremo sul do continente americano, na região da Patagônia, e chegou ao Brasil no dia 16 de novembro, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Depois de passar por vários lugares do país, a urna chegou em Pernambuco no último dia 24. Passou por Lajedo, Carpina, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e pela Várzea, na Zona Oeste do Recife.


As relíquias de Dom Bosco devem percorrer 130 países onde existem a presença de salesianos. Ela ficará em solo pernambucano até o dia 28 e depois segue para João Pessoa, na Paraíba. Essa peregrinação vai acontecer até o bicentenário do santo e faz parte de um projeto idealizado pelo padre Pascual Chávez Villanueva, 9º sucessor de Dom Bosco e superior geral da Congregação Salesiana. No Nordeste, ela ainda vai ser exibida no Rio Grande do Norte e no Ceará.


Biografia - Dom João Bosco foi batizado com o nome de Giovanni Melchior Bosco. Ele nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, na Itália, em 16 de agosto de 1815 e morreu em Turim em 31 de dezembro de 1888 ficando conhecido como um dos maiores educadores do século 19, sendo fundador da família Salesiano.


Visitação


Colégio Salesiano (no Santuário)
Dia: 27.01
Local: Rua Dom Bosco, 551, Boa Vista, Recife
Hora: Das 5h30 às 14h


Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios
Dia: 27.01 e 28.01
Local: Av. General San Martin, 1449, Bongi, Recife
Hora: Das 15h até o início da manhã da quinta-feira (hora indeterminada)


Colégio Salesiano de Gravatá
Dia: 28.01
Local: Joaquim Didier, 197, Centro de Gravatá
Hora: 8h às 12h


Do Diario de Pernambuco

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.