Redes sociais

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Recife, continua esbanjando sujeira - Nilson Aguiar


É triste se constar o abandono que a Prefeitura da Cidade do Recife impõe à Veneza Brasileira.

Por ocasião dos festejos de fim de ano, me aventurei a fotografar a iluminação costumeira do Natal e pude experimentar “in loco”, os efeitos decepcionantes provocados pela falta de zelo para com o Recife, por parte da municipalidade.

Não se admite senhores, a iniciativa de se dotar com iluminação fulgurante alguns trechos dos nossos rios, impondo à eles, um estado de abandono em que os mesmos se encontram

Em anos anteriores, os promotores encarregados pela montagem da iluminação por ocasião das festas de final de ano, concentravam a distribuição nos trechos que margeiam a Rua do Sol e a Rua da Aurora, onde se destacam as pontes: Princesa Isabel, Duarte Coelho e Boa Vista. Era um deslumbre total.

Sem que se tenha alguma idéia das razões pelas quais esta concentração foi deslocada para o trecho do rio ente as Pontes: Buarque de Macedo e a antiga Ponte Giratória. O mínimo que se possa justificar tal iniciativa, seria a idéia de valorizar o entorno do Recife Antigo, que aliás continua naturalmente sujo e abandonado.

O que experimentei em termos de má impressão visual e teste de eficiência de olfato foi impressionante.

Nos pontos onde a iluminação era mais intensa, observava-se além do odor desagradável exalado das suas águas, os rios apresentavam um acúmulo de sujeira e de lama realmente impressionantes, aspectos estes que ficavam mais ou menos escondidos onde a incidência das luzes era menor.

É lamentável se vê as cercanias do Palácio do Campo das Princesas – sede do governo – recantos com bancos e vasos decorativos completamente entregues à própria sorte. Não é possível que pessoas ligadas ou lotadas no Palácio do Governo não possuam a sensibilidade de verificar o péssimo aspecto do recanto que fica na cabeceira da Ponte Princesa Isabel, exatamente onde começa o calçadão das cercanias da “casa do governador”. O trecho do rio que circula o Palácio também apresenta sinais de completo abandono, com acúmulo de lama e também mau cheiroso.

Não é possível se conviver com deficiências desta natureza, pois, querendo ou não, elas transmitem aos já poucos visitantes, uma situação vexatória no que diz respeito as obrigações inerentes ao poder público, principalmente aquelas que são específicas de uma Prefeitura que tem dado sinais incontestáveis da falta de cuidado para com o centro principalmente, e para o Recife como um todo.

Como recifense, confesso que fiquei extremamente decepcionado com o que vi, comprovando que a expectativa positiva causada pela iluminação estonteante, termina infinitamente comprometida pela decepção de ver o estado de abandono em que Recife se encontra.

As denúncias e reclamações surgidas em nossos meios de comunicação, são constantemente rebatidas pela assessoria de imprensa da Prefeitura, apresentando quase sempre posicionamentos irreais, onde se verifica facilmente, a flácida demonstração de incompetência por parte da municipalidade.

O prefeito João da Costa precisa urgentemente cobrar veementemente, ações voltadas diretamente para se promover a recuperação da beleza antes experimentada pelas avenidas e ruas centrais do Recife, não esquecendo é claro, da efetivação de um trabalho utilizando empresa especializada, voltado para promover a eliminação do assoreamento atualmente apresentado pelos rios que cortam a cidade do Recife.

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.