Redes sociais

sexta-feira, 30 de março de 2012

CAFÉ EM PASÁRGADA - 1964, um golpe na poesia

Café em Pasárgada revela histórias de um período sombrio para a literatura nacional

"1964, Golpe na Poesia" reunirá escritores, acadêmicos e jornalistas para discutirem a produção artística no País durante o período militar

O período militar representou um verdadeiro retrocesso político, social e cultural para o Brasil. Além do desrespeito aos direitos civis dos cidadãos, a ditadura ainda interferiu sombriamente na produção artística-cultural do País. Essa influência nada positiva e seus desdobramentos será o mote central das discussões da edição especial do Café em Pasárgada do próximo sábado, 31 de março. Com o tema 1964, Golpe na Poesia, o evento contará com debates, recital e varal de poesias alusivos ao tema.

Participarão da mesa redonda os jornalistas Marco Polo e Marcelo Mário Melo (curador do projeto), além do coordenador de Literatura da Secretaria de Cultura do Estado, Wellington de Melo. Poetas, artistas, jornalistas e militantes da democracia também serão convidados a participar do evento.

A repressão se estendeu a todos os setores da cultura e manteve as suas garras dirigidas para a imprensa, por meio da censura prévia e das perseguições a jornalistas e veículos de oposição ou que apresentavam atitudes de independência.

Na mesma proporção se desenvolveu a resistência cultural que através dos anos somou as forças que permitiram superar o período ditatorial e normalizar a vida política do País. "Restos da ditadura ainda existem no Brasil atual, e uma prova disto é a existência de uma Comissão da Verdade, com a tarefa de abrir os arquivos secretos e esclarecer acerca de crimes de tortura, mortos e desaparecidos políticos", comenta Marcelo Mário Melo

Serviço:

Café em Pasárgada Especial
1964, Golpe na Poesia
Data: 31 de março (sábado)
Horário: Das 09h às 12h
Local: Espaço Pasárgada - Rua da União, 263 - Boa Vista, Recife.
Telefone: (81) 3184 3165 - 8719 5737
E-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com

Entrada franca.

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.