Redes sociais

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Projeto "Cordel em Cada Canto"

PROJETO PEDAGÓGICO-CULTURAL
CORDEL EM CADA CANTO
OFICINA DE ELABORAÇÃO, PRODUÇÃO E EDIÇÃO DA LITERATURA DE CORDEL E APERFEIÇOAMENTO DA ORATÓRIA

EMENTA

O PROJETO
O projeto itinerante “Cordel em Cada Canto” tem o escopo de levar às cidades, associações, grupos, escolas, empresas públicas e privadas, fundações culturais entre outros grupos, uma forma totalmente diferenciada de monitoramento da oficina que aborda a temática do cordel. Utilizando uma metodologia didática e simplificada, a oficina parte desde uma abordagem histórica da Literatura de Cordel, passando pelos meios técnicos de oratória, dicção e declamação, à forma técnica da elaboração, produção e edição do cordel. Os participantes aprenderão como se edita o cordel moderno (diagramação, impressão, corte e grampeamento), servindo talvez como meio de sustento para alguns. A culminância do projeto se concentra na construção de um cordel coletivo, feito pelos próprios participantes da oficina, seguido de um recital onde os participantes expressam a técnica da declamação que foi trabalhada no processo dos encontros.

JUSTIFICATIVA
As oficinas de cordel se concentram mais na questão técnica de como o produzirmos, visto os diversos estilos contidos na poesia popular como um todo. O projeto “Cordel em Cada Canto” diferencia-se dos demais por tratar o participante da oficina como protagonista de uma ação cultural, isto é, o projeto tem o objetivo de tratar com pertinência e carinho a formação dos participantes visualizando-os como futuros escritores, cordelistas e/ou produtores culturais.

METODOLOGIA
A oficina necessita, no mínimo, de 04 (quatro) dias, sendo 16h no total, e de, no máximo, 30 (quarenta) pessoas inscritas por oficina, para uma produção mais adequada aos objetivos do projeto. O material didático utilizado é: 01 Datashow, 01 impressora , 01 computador, 01 guilhotina, Apostila do curso; 02 resmas de papel A4 reciclado; 04 “Chamequinhos” em papel A4 colorido (a saber: azul, amarelo, rósea e verde); 01 caixa de grampos simples, som e microfone

OBS. Apenas o Datashow, som e microfone ficam sob responsabilidade da contratante.

CULMINÂNCIA
O objetivo final do projeto é trabalhar a elaboração do cordel, as técnicas de linguagem, ou seja, oratória e dicção através da declamação, e a produção e edição do cordel. Serão distribuídos no final do projeto 01 exemplar do cordel para cada participante da oficina e 10 cordéis para Secretaria de Cultura do Município e 10 cordéis para biblioteca municipal e/ou para biblioteca da escola, empresa ou instituição. A oficina se encerra com o lançamento dos cordéis pelos participantes, a entrega do certificado na condição de CORDELISTA e grande recital, com a presença de poetas, cordelistas e, principalmente, dos participantes da oficina de cordel.

EQUIPE TÉCNICA

Felipe Júnior – Idealizador do projeto Cordel em Cada Canto, Monitor da oficina e Presidente da União pelo Cordel em Pernambuco – UNICORDEL/PE;

INVESTIMENTO
Tratar por telefone ou por e-mail.

CONTATOS
Site: www.poetafelipejunior.com.br
E-m@il: poetafelipejunior@gmail.com
(81) 9828-6161; 8578-6085

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.