Redes sociais

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Renda paraibana fará parte de exposição em Nova York

Do Cariri paraibano direto para Nova Iorque. A renda renascença produzida pela artesã Maria das Dores Ramos Silva, a Dorinha, foi selecionada para fazer parte da exposição “Mulher Artesã Brasileira” na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). A artesã paraibana foi uma das 15 brasileiras escolhidas para expor sua produção na maior cidade dos Estados Unidos.

A mostra será realizada durante a Assembleia Geral da organização, entre 9 e 20 de setembro. O evento, que reúne chefes de Estado de todo o mundo, representa para Dorinha a chance de disseminar ainda mais a cultura paraibana. “Sinto a responsabilidade de representar bem o nosso estado e obter novos contatos para comercialização e exportação. "Como teremos representantes de vários países, espero também conseguir fazer vendas”, comentou.

Dorinha faz parte da Associação de Desenvolvimento Comunitário das Artesãs de Ateliê Renascença de São Sebastião do Umbuzeiro, no Cariri paraibano, localizado a 110 km da capital João Pessoa. Ela trabalha com renascença há 40 anos e criou a associação há cerca de oito anos, mas somente há dois formalizou o negócio e deu entrada no CNPJ. Segundo ela, a associação reúne quase 50 mulheres do Cariri que vivem do única e exclusivamente do artesanato.

De acordo com Dorinha,a renascença é um trabalho minucioso e demorado. Um vestido de noiva, por exemplo, demora cerca de oito meses para ser confeccionado por apenas uma artesã da associação. Para o tempo de produção ser diminuído, várias mulheres trabalham em uma mesma peça. A artesã embarca neste sábado (7) para Nova Iorque e vai levar consigo cerca de 50 peças para serem expostas na cidade. Todas as artesãs selecionadas serão acompanhadas por um tradutor.

Além de Dorinha, outras 14 artesãs de 12 estados brasileiros irão expor bordados, bonecas, panelas de barro, peças indígenas, dentre outros produtos artesanais.

Paraibana irá exibir seu trabalho em NY - Fotos: Secom-PB/ Divulgação

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.