Redes sociais

domingo, 24 de janeiro de 2010

HAITIANO É RESGATADO APÓS 11 DIAS


Equipes de socorristas tiveram de perfurar blocos de concreto para salvá-lo

O haitiano de 25 anos resgatado neste sábado (23) em Porto Príncipe, depois de passar 11 dias sob os escombros da loja onde trabalhava, contou à AFP que sobreviveu à base de Coca-Cola e doces. Ele ficou preso nas ruínas da loja Napolitain, onde trabalhava no momento do terremoto.


- Sobrevivi bebendo Coca-Cola. Bebia Coca-Cola todos os dias e comi algumas coisinhas doces", contou Wismond Exantus, levado para o hospital após ter sido resgatado por uma equipe de socorristas franceses, gregos e americanos.


- Senti o tremor e perdi a consciência. Quando acordei, gritei 'Gerald, Gerald!'", disse, referindo-se a seu colega de trabalho.


Exantus ficou preso em um pequeno espaço entre os escombros, mas conseguia se mexer um pouco para os lados. Ele tentava fazer barulho com o que tinha ao alcance das mãos, para tentar chamar a atenção das equipes de socorro.


Incapaz de sair sozinho, o jovem, que deixou o local consciente e conversando, disse que não gritava, apenas rezava.


O irmão de Exantus, Jean-Pierre Jeaneli, disse à AFP que não conseguiu se aproximar da loja onde o irmão trabalhava, porque a polícia havia bloqueado o acesso ao prédio.


- Ajudei outras pessoas depois do terremoto. Ajudei a tirá-las dos escombros. Mas não conseguia ir à loja, porque a polícia impedia que nós fôssemos lá, reclamou.


- É um verdadeiro milagre. Ele estava em um oco dos escombros, onde podia se mover um pouco e podia encontrar o que o ajudou a sobreviver. Esperamos que ele não seja o último, comemorou o tenente-coronel Christophe Renour, comandante do contingente francês que resgatou o jovem.


- Algo extraordinário aconteceu. Ele resistiu durante 11 dias, o que é especialmente incrível. Oficialmente, os trabalhos de busca e resgate terminaram ontem (sexta-feira), mas como os bombeiros são uma gente obstinada, vieram quando chamados, afirmou Didier le Bret, embaixador da França no Haiti, que acompanhou o salvamento.


Ao todo, 62 equipes de resgate estrangeiras ainda trabalham para encontrar sobreviventes na capital haitiana, onde 133 pessoas já foram salvas com vida dos escombros do terremoto. Na sexta-feira (22), um homem de 22 anos e uma mulher de 84 foram resgatados.


O Ministério haitiano do Interior divulgou um novo balanço de mortos neste sábado: 112.226. Além disso, foram contabilizados 194.000 feridos. De acordo com o novo relatório, metade das casas da capital, Porto Príncipe, e das cidades de Jacmel e Léogâne, também atingidas pelo terremoto do dia 12 de janeiro, foi destruída.

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.