Redes sociais

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Hoje tem Cine Pasárgada


Que tal juntar Kafka com Michel Haneke? Seria Haneke o Kafka do cinema contemporâneo? Separados por um século de distância, os dois artistas, um tcheco e outro austríaco, possuem em comum algo que extrapola a questão de utilizarem o alemão como idioma para expressarem suas obras. Na atualidade, eles conquistaram um séquito de seguidores que os coloca no panteão de grandes referências na literatura e no cinema. Mais que isso, ambos narram a estranheza, comungam de uma estética da crueldade. Foi pensando nestas questões que o Cine Pasárgada exibe nesta quinta-feira, dia 10, às 18h30,  o filme O Castelo. Para comentar a obra, a equipe de curadores do cineclube convidou a montadora pernambucana Raphaella Spencer.

Desconhecido do grande público O Castelo é uma produção para televisão e é considerada uma obra limite dentro da trajetória de Haneke, que se comparada a outra adaptação, A professora de piano, traz algumas diferenças. No entanto, o universo kafkiano é transposto pelo diretor de Cachê acentuando de alguma maneira a dimensão político-existencial do personagem K. Há nele como em outros personagens do realizador queridinho de Cannes uma permanente sensação de aprisionamento que somada ao congelamento das emoções, torna-se recorrente no seu estilo, basta percebermos, por exemplo, a sua opção pela montagem elíptica com cortes no meio dos diálogos, o uso singular das paisagens sonoras e a fotografia desbotada com cores lavadas e opacas.

A convidada desta sessão do Cine  Pasárgada, Raphaella Spencer, é montadora de cinema e de vídeos publicitários e integra a equipe de edição da REC Produtores Associados. Atuou como assistente de direção do curta-metragem Nº 27, de Marcelo Lordello e como coordenadora de produção da animação Dia Estrelado de Nara Normande. Realizou no Centro Cinematográfico da Catalunya (Barcelona) o curso de montagem e som.

O Cine Pasárgada, cineclube do Espaço homônimo, conhecido na cidade como a casa de Manuel Bandeira, ocorre quinzenalmente às quintas-feiras a partir das 18h30. Após as sessões, que são abertas ao público, há sempre um debate com um convidado que conversa com o público sobre o filme e assuntos vinculados à obra.

SERVIÇO:
CinePasárgada
O Castelo (Michel Haneke, 1997)
Debate com Raphaella Spencer
Quinta-feira, dia 10 de janeiro de 2013, às18h30.
Espaço Pasárgada – Rua da União, 263, Boa Vista, Recife/PE
Entrada Franca

0 Comentários:

Postar um comentário

GOSTOU DA POSTAGEM? DEIXE O SEU COMENTÁRIO.